Os principais tipos de pregas para cortinas

Os principais tipos de pregas para cortinas

Se na hora de compor um projeto de interiores a cortina é fundamental, na escolha da cortina a prega faz a diferença. A prega nada mais é do que o acabamento da cortina, a forma como o tecido é preso ao trilho ou varão. Dependendo do efeito desejado, essas pregas podem ser de diferentes maneiras. Confira quais os tipos de pregas para cortinas mais comuns no mercado atualmente:

Prega americana

É o modelo mais clássico, com detalhes feitos com três pregas agrupadas. Pode ser utilizada em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento, proporcionando um efeito volumoso.

Prega macho

Com este tipo de prega, o volume do tecido se concentra na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. É feito com duas dobras unidas, em sentido oposto, no cós da cortina. Pode ser usada em varão ou trilho. Também é indicada para xales laterais. O efeito final é de uma cortina volumosa, sem utilizar muito tecido.
prega wave

Prega wave

As dobras ficam intercaladas nos dois sentidos e produzem um efeito maior de ondulação. O volume é evidente na parte superior da cortina e o restante do tecido fica mais liso.
passante de tecido

Passante de tecido

São alças feitas com o próprio tecido da cortina e é utilizada apenas com varão, que fica à mostra. Seu uso é essencialmente decorativo, já que não costuma deslizar bem sobre o varão. É bastante usada em cozinhas, lavanderias e lavabos.

Argolas

São outro tipo de acabamento que deixa o varão à mostra. As argolas presas ao varão suspendem o tecido, permitindo uma melhor movimentação e acabamento em franzidos. São bastante usadas em forros e blackouts.
ilhoses

Ilhoses

Assim como as argolas, os ilhoses são usados apenas em varão, deixando-o visível. É um dos sistemas mais utilizados popularmente. Seu acabamento gera um ondulado semelhante à prega Wave, tornando a cortina mais volumosa e, consequentemente, destacando-a. Na Sofistique, você encontra a orientação de que precisa para escolher as cortinas e os acabamentos ideais para o estilo do seu projeto. Faça-nos uma visita e veja de que maneiras podemos auxiliar você na decoração dos diversos ambientes residenciais ou comerciais.

Deixe um comentário